nome do blogspot

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Continudade : Religião Umbanda

Frutas dos orixás

Quase nunca ouvimos falar das frutas de cada orixá, somente das ervas. No entanto eles tem uma variedade enorme delas e no caso de uma oferenda simples de agradecimento ou pedido, podemos utilizá-las sem receio algum. Hoje postarei algumas bem comuns e que podem ser achadas fácilmente para uma entrega de emergência. Aos poucos colocarei outras. Espero que gostem da dica.

Oxalá – Melão branco

Iemanjá – Pêra

Iansã – Pitanga

Oxum – Mamão

Nanã – Figo

Oxóssi – Carambola

Ogum – Abacate

Xangô – Goiaba

Obaluaiê – Caqui

Ibeiji – Maçã



Velhos mitos umbandistas


Existem ainda dentro de nossa lei alguns mitos que devem ser derrubados. A Umbanda está em plena evolução e manter tradições antigas que dificultam a forma de trabalho somente demonstra falta de fé e insegurança quanto à própria missão espiritual. Falarei hoje de dois mitos que, infelizmente, ainda são muito criticados por quem não entende o verdadeiro sentido da Umbanda como ela é. Vamos lá:


O congá deve ficar sempre de frente para a porta.
A trunqueira deve sempre estar à esquerda de quem entra no terreiro.

Em primeiro lugar, hoje em dia, muito dificilmente um Babá ou Iaô (pai ou mãe no santo) conseguem um lugar espaçoso para montar sua tenda de acordo com todas as tradições e fundamentos da Umbanda. Seguem, então, as orientações de seus orixás de cabeça e tentam da melhor forma erguer suas casas com o mínimo de erros possível. Diz a tradicional Umbanda que o congá deve ser posicionado de frente para a porta, de modo que, ao entrar, qualquer pessoa tenha completa visibilidade do altar. Entretanto, às vezes, o local conseguido é pequeno ou de difícil desenho o que não possibilita essa forma de disposição, então o correto é construir ou montar o congá no lugar mais adequado independentemente da tradição. Idem quanto à trunqueira (casa do Exu) que deve estar posicionada à esquerda de quem entra. Já visitei várias casas construídas em locais de difícil acesso, ou mesmo nos fundos de uma residência, onde seria impossível erguer a trunqueira na localização correta. Novamente usa-se o bom senso. Orientados pelos seus orixás e entidades, os dirigentes fazem suas trunqueiras nos fundos e até mesmo já as encontrei dentro do terreiro, devidamente fechadas é claro. Tudo certo!
Luiz Carlos Pereira 

Mais intolerância...


Sei que o assunto é antigo e até já falei sobre ele, mas o que acontece é que infelizmente, a cada dia, me deparo com mais e mais intolerância. Preciso falar e todos devem também erguer suas vozes contra essa erva daninha que prolifera na internet. Façamos votos que os inspiradores desse texto o leiam e tentem moderar sua ânsia perseguidora, lembrando da verdadeira função do médium que se diz umbandista.
Existe um tipo de pessoas que adora freqüentar sites e comunidades de Umbanda pedindo respeito às tradições e à pureza da religião. Não aceitam novas entidades além das já conhecidas e não admitem ritos e fundamentos que não pertençam a Umbanda tradicional anunciada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, ou seja, para eles o astral estancou há cem anos e nada de novo pode surgir, o trabalho espiritual está definitivamente estático.
Com isso, muitas vezes pegam pesado, ofendendo pessoas que ousam pensar de forma diferente ou mesmo entendem a fé da forma como desejam. Isso mesmo, muitos de nós entendem a fé a seu modo e isso não está errado. "Eu tenho a fé que me guia!” É a frase que deveria nortear o pensamento de cada médium, pertença ele a qualquer vertente religiosa.
O engraçado é que sendo tão puristas e defensores vorazes da “verdadeira Umbanda", esquecem as lições mais básicas do mundo espiritual, as quais somos submetidos dia a dia na lida do trabalho que assumimos em nossos terreiros.. Respeito, amor, perdão e caridade são palavras que não fazem parte do vocabulário de tais pessoas. Ficam a espreita, de tocaia, esperando com paciência a qualquer tipo de comentário que possa lhes parecer uma digressão à lei que eles consideram a única (a deles). Ao menor sinal de contrariedade se atiram sobre o infeliz como tigres famintos. Como alguém, seja quem for, pode ter a ousadia de contrariar as regras que eles têm e sabem de cor e salteado?
Acho incrível ainda que essa mesma turminha que se acha dona da verdade absoluta. quando o assunto é religião, na hora em que é questionada sobre seus santos de coroa me saem com esta: - Na caída dos búzios...
– Opa! Calma lá! Búzios na Umbanda pode?
Não! A Umbanda tradicional não utiliza búzios para oráculo, eles entram em nossos rituais apenas para alguns fundamentos e guias. Mas eu, como verdadeiro religioso que sou, aceito e respeito às casas que os usam. Porém fico indignado quando justamente àqueles que mais defendem e brigam pela religiosidade pretensamente pura aceitem e até usem os búzios para saber seu santo de coroa.
Que contra-senso, que mentalidade pequena, que falta de honradez umbandista!
Já dizia minha avó em sua santa sabedoria:
- Macaco olha teu rabo!
Luiz Carlos Pereira

SALVE JORGE! OGUNHÊ, MEU PAI OGUM.


23 de Abril - Dia de São Jorge
SALVE JORGE!

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós. 
 
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina,
sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina. Amem.

Fonte:
Comunidade COM.TEXTO! do Facebook
 

Benção escocesa


Comprei um livro em uma das lojas da estante virtual, "Cantinho das Letras". Além de toda a atenção na embalagem, que, percebe-se, foi feita com verdadeiro respeito e carinho ao leitor/consumidor, também fui surpreendida com a mensagem de agradecimento pelo fato de ter qualificado o vendedor. Além do agradecimento de praxe, me mandaram essa mensagem, que de tão especial, resolvi compartilhar com vocês:


Que os ventos sempre soprem em suas costas, impulsionando-a avante.
Que o sol sempre brilhe em teu rosto, trazendo luz, esperança, alegria de viver em todos os momentos de sua existência.
Que a chuva sempre caia em seus campos.
E até nos encontrar-mos de novo...
Que Deus a tenha, suave e segura... Na palma de sua mão.
(Benção que os camponeses da antiga escócia medieval davam ao se despedirem)
Talvez você queira mergulhar em:

Um comentário:

  1. Que coisa mais doce e linda!!!
    Um beijo
    Responder
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Equipe Gestora da Escola de Ensino Fundamental Maria Raimunda Balbino: - Professora Iranildes Correia de Deus Saraiva (Gestora) Professora Rosenilda Evangelista Pacífico (Coordenadora de Ensino) Servidora Alciene Nogueira (Coordenadora Administrativa)